- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS
JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.
OBJETIVO GERAL
· Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
· Ampliar o vocabulário.
ÁREA DE CONHECIMENTOS
· LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.
· MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.
· CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
· ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.
· MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.
DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de personagens;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;
ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com os livros;
●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a história;
●Debate sobre a história;
●Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho livre;
●Modelagem dos personagens.
●Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
●identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias, entre outros.
RECURSOS
●Livros;
●Diferentes tipos de papel;
●Cola branca e colorida;
●Lápis de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de modelar;
●Aparelho de DVD e CD;
●Revistas;
●Fantoches e cenários de diversos tipos;
●Tinta guache;
●CD’S
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.
CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos alunos.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
· O LOBO E OS CABRITINHOS;
· UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
· O PATINHO FEIO
· PINÓQUIO
· O GATO DE BOTAS;
· CHAPEUZINHO VERMELHO
· OS TRÊS PORQUINHOS
· MOGLI
· JOÃO E MARIA
· A GALINHA RUIVA
· CHAPEUZINHO AMARELO
· JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
· MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
· BOM DIA TODAS AS CORES
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2002
Comentários
Postar um comentário