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Ao ingressar no Ensino Fundamental de uma escola regular, os alunos passam a conviver com uma série de rotinas, cobranças, padrões que ele não encontraria fora do ambiente escolar. Muitas instituições, por exemplo, solicitam trabalhos como forma de avaliação e composição da nota bimestral.
Este tipo de avaliação divide opiniões, como qualquer outro tema na área da Educação! Contudo, a escola é um espaço acadêmico e deve preparar o aluno para apresentações científicas. Portanto, os trabalhos podem ser uma rica iniciação aos modelos e métodos científicos.
Eu acho interessante trabalhos que sejam interdisciplinares ou um produto final do um conteúdo trabalhado naquele período. Uma síntese do que foi aprendido, onde todas as informações se integrem.
Cada trabalho tem seus aspectos, sua forma de apresentação, seus objetivos. Com a intenção de minimizar os erros, e que a aprendizagem seja o máximo eficiente, é preciso que tudo isso esteja muito claro para o estudante.
Alunos do 1º Ano devem ser muito bem orientados na realização dos trabalhos, já que não estão habituados a este tipo de composição. E sabemos que só podemos cobrar aquilo que ensinamos.
Os alunos do 1º ano estudam sobre os animais, suas características, seus aspectos... Para encerrar o bimestre e complementar a nota, podemos solicitar o preenchimento de fichas sobre os vertebrados. Eles podem escolher 2 mamíferos, 1 ave, 1 peixe, 1 réptil e um anfíbio e descrevê-los dentro dos critérios das fichas.Neste exemplo são enviadas 6 fichas e uma capa.
Além dos objetivos óbvios de consolidação dos conhecimentos adquiridos, espera-se que o aluno seja capaz de perceber aspectos técnicos para a apresentação de um trabalho:
Este tipo de avaliação divide opiniões, como qualquer outro tema na área da Educação! Contudo, a escola é um espaço acadêmico e deve preparar o aluno para apresentações científicas. Portanto, os trabalhos podem ser uma rica iniciação aos modelos e métodos científicos.
Eu acho interessante trabalhos que sejam interdisciplinares ou um produto final do um conteúdo trabalhado naquele período. Uma síntese do que foi aprendido, onde todas as informações se integrem.
Cada trabalho tem seus aspectos, sua forma de apresentação, seus objetivos. Com a intenção de minimizar os erros, e que a aprendizagem seja o máximo eficiente, é preciso que tudo isso esteja muito claro para o estudante.
Alunos do 1º Ano devem ser muito bem orientados na realização dos trabalhos, já que não estão habituados a este tipo de composição. E sabemos que só podemos cobrar aquilo que ensinamos.
Os alunos do 1º ano estudam sobre os animais, suas características, seus aspectos... Para encerrar o bimestre e complementar a nota, podemos solicitar o preenchimento de fichas sobre os vertebrados. Eles podem escolher 2 mamíferos, 1 ave, 1 peixe, 1 réptil e um anfíbio e descrevê-los dentro dos critérios das fichas.Neste exemplo são enviadas 6 fichas e uma capa.
Além dos objetivos óbvios de consolidação dos conhecimentos adquiridos, espera-se que o aluno seja capaz de perceber aspectos técnicos para a apresentação de um trabalho:
- Estética (Letra, capa e imagens bem apresentadas);
- Organização e veracidade das informações;
- Preenchimento de dados pessoais.
Então, para que os alunos compreendam bem como deve ser realizado o trabalho, uma ficha explicativa e orientações com recadinhos autoadesivos, que soltam facilmente das folhas, são anexados ao trabalho.
Em Montessori isso seria como o "CONTROLE DO ERRO", onde o aluno pode fazer a autoavaliação do seu desempenho. Isso desenvolve a autonomia dos estudantes!
Obrigada pela visita, espero ter ajudado!
Boa aula!
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