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Somente com a grafia e o fonema N bem consolidados podemos partir para sua família silábica.
O trabalho com as famílias é muito questionado pois não possui valor de significado. É apenas treino mecânico e de mediação entre a letra e a palavra. E há uma crítica severa também de que este método atrapalha mais que ajuda. Visto que a maioria das palavras não é composta de sílabas simples. Então, quando a criança precisa ler palavras complexas, por exemplo, ela se enrola e se confunde.
De fato, o método fônico é bem mais eficaz que o silábico.
Contudo, eu mesclo abordagens para sedimentar e aprofundar a aprendizagem.
A primeira atividade demonstra a junção da consoante em evidência unindo-se às vogais. Aqui fica muito mais interessante uma ênfase fônica: fazer o SOM do N, em seguida o SOM da vogal a se juntar. Depois de fazer os sons isoladamente, sintetizá-los num som silábico: NA!
A segunda atividade solicita do aspirante a leitor que consiga relacionar as imagens às suas sílabas iniciais!
De passo a passo a criança vai aprendendo sem pressão ou queimar etapas.
Outras atividades como estas:
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