- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Este planejamento foi feito para crianças de 2-3 anos, com a duração de duas semanas para o período vespertino.
Processo de acolhimento das crianças (2-3 anos)
Objetivos
- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
Conteúdos
- Envolvimento das crianças na construção da rotina
- Respeito e valorização das singularidades das crianças
Idade
2 e 3 anos
Tempo estimado
Duas semanas
Materiais necessários
- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.
1º dia
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Rotina Apresentar aos alunos os cartazes da sala de aula, chamada com os crachás, quantos somos, calendário, e roda de música.
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos:
linguagem oral e escrita
Âmbitos de experiências e conhecimentos:
Objetivo:Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
Procedimentos: Será feito inicialmente uma roda de conversa para a apresentação da professora, dos alunos, do crachá de identificação de cada um deles. Com o auxilio de um microfone de brinquedo será pedido para cada um falar seu nome.
Será feita a leitura do livro: O dia em que o monstro veio a escola ( @cantinho do 1˚ ciclo )
Depois de ler a história será feita uma conversa sobre os combinados e rotina do CEINF.
Logo após será feito um passeio com os alunos pelo ceinf visitando as dependências do local para conhecer o ambiente escolar e os funcionários.
15:00 Brincadeira com balões
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com fantasias.
17:00 Saida
Avaliação
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora da história - Os três porquinhos
Autor:_________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos:
Linguagem musical
Âmbitos de experiências e conhecimentos: Interagir com os colegas e professora
Objetivo: Aprender as músicas de rotina do espaço escolar
Procedimentos: Será apresentada a música Bom Dia Coleguinha Como vai
Bom dia professora como vai
Bom dia professora como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia professora como vai
Bom dia (aluno) como vai
Bom dia (aluno) como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia (aluno) como vai
15:00 Desenho com giz de cera ( colocar um barbante embaixo da folha e pedir para os alunos passarem o giz de cera deitado sobre a folha)
15:30 Jantar
16:00 DIVERSIFICADA: Livros de história infantil, jogos de madeira para montar, bloco de montar.
16:00 Brincadeira de faz de conta
Brincadeira com casinhas, panelas e sucatas.
17:00 Saida
Avaliação
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora da história – Chapéuzinho Vermelho
Autor:________________________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos: Matemática
Âmbitos de experiências e conhecimentos: tamanhos e grandezas
Objetivo:descobrir suas características e de seus colegas
Procedimentos: Medir os alunos com fita métrica e fazer um cartaz com sua alturas e foto de cada um, com todas alturas de forma crescente, comparando o tamanho dos alunos, ( quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem é do mesmo tamanho?...).
15:00 Brincadeira Batata Quente - Os alunos formaram um círculo, com uma das crianças sentada no centro da roda com os olhos vendados. As crianças que estiverem formando o círculo devem passar a batata – ou a bola – para a criança da sua direita. Enquanto a batata circula, todas as crianças cantam: ‘Batata quente, quente, quente... Em qualquer momento o jogador que está vendado no centro da roda pode gritar: ‘Queimou!’. Quem estiver com a batata – ou outro objeto – nas mãos será o perdedor e ele trocará de lugar com a criança do centro do círculo e será vendado, e será ele quem gritará ‘queimou’ na próxima rodada.
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com massinha
16:30 Brincadeira livre
17:00 Saida
Avaliação
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos: experiências e conhecimentos com o ambiente social
Experiências e conhecimentos: participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Objetivo: conhecer a brincadeira cantada com música “o trem”.
Eu vou andar de trem
Eu vou andar trem,
Você vai também
Só falta comprar a passagem
Passagem do velho trem
Passagem do velho trem
Parou !
Todos: parou!
Mãozinha prá frente
E tchu tchu tcha
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
Tchá tchá
Dedinho prá cima
Pezinho prá dentro
Joelhinho dobrado
Cabecinha para o lado
Bundinha prá traz
15:00 Brincadeira com blocos de montar
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira adivinhe quem é? - as crianças sentadas em círculo - professor vai dando dicas de características físicas, de personalidades, caráter, hábitos, pertences de um aluno e todos terão que descobrir quem é.
16:30 Brincadeira de faz de conta
Brincadeira com casinhas, panelas e sucatas.
17:00 Saida
Avaliação
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos: linguagem plástica e artística
Experiências e conhecimentos: pintura
OBJETIVO: Experimentar diferentes texturas estimulando a coordenação motora.
PROCEDIMENTOS: Colocar as crianças sentadas na mesa, disponibilizar papel pardo, tinta e rolinho, para realizar á pintura, a criatividade e a imaginação.
15:00 Massinha de modelar
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira livre - Brincadeira com brinquedo de casa e brinquedos diversos
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos:
linguagem oral e escrita
Âmbitos de experiências e conhecimentos: Familiarizar-se aos poucos com as letras de seu nome e de seus colegas.
Objetivo: Conhecer seu nome e de seus colegas
Procedimentos: será confeccionado pela professora um jogo da memória grande com fotos dos alunos e seu nome escrito. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as imagens voltadas para cima) e propor para que determinadas crianças encontrem os pares.
15:00 Brincadeira dirigida no pátio – brincadeira de circuito
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com fantasias.
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos:
Linguagem musical
Âmbitos de experiências e conhecimentos: Interagir com os colegas e professora
Objetivo: Aprender as músicas de rotina do espaço escolar, música “comeu pão na casa do joão”.
Procedimentos: faça um círculo com as crianças – o professor canta a 1º vez ____________ comeu pão, na casa do joão a criança citada canta: eu não foi o _________________ todos cantam e segue a brincadeira até todos participarem da música.
15:00 DIVERSIFICADA: Livros de história infantil, jogos de madeira para montar, bloco de montar.
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira dirigida Colocar uma venda numa criança e escolher outra criança para que a de olhos vendados possa descobrir quem é por meio do tato.
16:00 Brincadeira de faz de conta
Brincadeira com casinhas, panelas e sucatas.
17:00 Saida
Avaliação
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos: Matemática
Âmbitos de experiências e conhecimentos: Cores
Objetivo: Reconhecer variadas cores
Procedimentos: Brincadeira com balões coloridos. Serão enchidas diversos balões coloridos e a professora perguntará, onde está o balão vermelho? Com quem está o balão azul? Que balão que está mais longe?...
15:00 Brincadeira Chefinho mandou – O professor será o mestre e ficará a frente dos alunos. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou... 15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com massinha
16:30 Brincadeira livre
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos: experiências e conhecimentos com o ambiente natural
Experiências e conhecimentos: Corpo Humano
Objetivo: Reconhecer partes do corpo;
Procedimentos: Atividade coletiva, escolher um aluno, e pedir que deite-se sobre o papel pardo, para que a professora, contorne o seu corpo, depois será feita uma conversa de roda sobre as partes do corpo humano e a necessidade da nossa higiene.
15:00 Brincadeira adivinhe quem é? - as crianças sentadas em círculo - professor vai dando dicas de características físicas, de personalidades, caráter, hábitos, pertences de um aluno e todos terão que descobrir quem é.
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com blocos de montar
16:30 Brincadeira de faz de conta
Brincadeira com casinhas, panelas e sucatas.
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 Acolhida das crianças
13:20 LANCHE
13:40 Higiene/escovação
14:00 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos: Linguagem plástica e artística
Experiências e conhecimentos: Desenho com diferentes texturas
Objetivo: estimular a imaginação e a criatividade
Procedimentos: pintura com giz no papel negro.
15:00 Massinha de modelar
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira livre - Brincadeira com brinquedo de casa e brinquedos diversos
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário