LIVRO - A borboleta cinza

Projeto identidade e autonomia



Projeto identidade e autonomia

 Conhecimentos
Identidade
Interação
Autonomia
Cooperação
Iniciativa
Independência pessoal e social
Regras de convivência

Objetivos
·         Brincadeira de faz de conta;
·         Ajudar os colegas na realização de pequenas tarefas;
·         Relacionar-se com as outras crianças;
·         Identificar seus pertences individuais
·         Percebe-se a si mesmo e ao outro, as igualdades e as diferenças;
·         Desenvolver independência, a auto confiança e a auto-confiança e a auto estima;
·         Perceber seu corpo e seus movimentos.

Material necessário:

Espelhos, fotos papel pardo, livros diversos, brinquedos diversos, revistas para recortar, cartolinas para confecção de cartazes, caixas de leite, tinta guache, músicas variadas.

Movimento
Objetivos específicos:
·         Familiarizar-se com a imagem do corpo;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e demais situações;
·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.

Conteúdo:
·         Reconhecimento de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho, fotos, desenhos do próprio corpo e da interação com os outros;
·         Exploração de diferentes posturas corporais.

Linguagem oral e escrita
Objetivos específicos:
·         Participar de varias situações de comunicação oral;
·         Interessar-se por histórias
·         Observar e manusear diferentes materiais impressos
Conteúdo:
·         Estimulação da fala
·         Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como brincadeiras cantadas, músicas e histórias.

Natureza e Sociedade
Objetivos específicos:
·         Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmos e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios;
·         Explorar o ambiente manifestando interesse e curiosidade pelo ambiente.

Conteúdo:
·         Histórias, brincadeiras, jogos e canções que expressam tradições culturais;
·         Exploração de diferentes objetos, texturas e formas variadas;
·         Conhecimento do corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
·         Exploração de diferentes objetos e de suas propriedades( som, odor, forma,tamanho, textura, peso, consistência,movimento, temperatura ) e de relações simples de causa e feito.

Artes Visuais
Objetivos específicos:
·         Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas
·         Utilizar diversos materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
Conteúdo:
·         Observação e identificação de imagens diversas: pessoas ,animais, objetos;
·         Cuidados com os materiais e trabalhos produzidos individualmente e coletivamente.

Matemática
Objetivos específicos:
·         Explorar objetos em suas diferentes formas
Conteúdo:
·         Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas para que possam sentir e descobrir características e propriedades principais (textura / peso/consistência /cor/ forma /altura / tamanho);
·         Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar/ rolar /transvassar /encaixar/ lançar ).

Música
Objetivos específicos:
·         Brincar com a música;
·         Produzir gestos conforme seu desenvolvimento;
·         Perceber sons diversos, gestos e ritmos corporais.

Conteúdos:
·         Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincadeiras com palmas e movimentos corporais;
·         Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros;
·         Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem corporal

Atividades Previstas para o projeto
·         Conversas de rodinha;
·         Observar revistas, materiais impressos, livros de histórias;
·         Pinturas diversas;
·         Ouvir, cantar e dançar diversas músicas e ritmos;
·         Desenhos variados;
·         Trabalho com carimbos das mãos e pés, em situações variadas;
·         Pintura com tinta guache, lápis de escrever e canetinhas;
·         Produção de diversos cartazes e murais;
·         Projetinho “ caixa de fotos”;
·         Músicas variadas;

·         Brincadeiras de faz de conta e livre.

Comentários