LIVRO - A borboleta cinza

Introdução à Geografia (Parte II) - Planisfério

Depois de apresentar o globo à criança, mostrar sua composição básica e nomeá-las, é hora de introduzir novos conceitos. O tema seguinte é a planificação do globo: o planisfério. E novamente uma ideia abstrata que precisará de uma didática apurada para aproximar conceitos apreendidos de conceitos novos. E mais uma vez basearemos nossa aula no Método Montessori, pois foi a melhor maneira encontrada para ensinar tais conteúdos.

Tendo o planeta Terra uma forma esférica, na orientação matemática, trata-se de um sólido geométrico. Deparamo-nos, eventualmente, com a necessidade de consultar o mapa-múndi, tirar uma ou outra dúvida, lembrar de localizações específicas. Diante disto o uso do Globo nem sempre foi a maneira mais adequada de sanar essas necessidades. Já que sua forma sólida ocupa espaço e não é de fácil transporte. Assim sendo, foi preciso repensar o jeito de representar a Terra, de forma plana. Que coubesse no papel para colocar no bolso, na bolsa, dentro do livro... Então criou-se o PLANISFÉRIO.

O desafio agora é mostrar como transpor algo sólido para o plano!

O nome já ajuda: PLANISFÉRIO = PLANO + ESFÉRICO .
Definição: Tornar plana a esfera. Planificação da esfera.

E então vamos à demonstração:

Primeiro faça uma bola (esfera) com a massinha;

Depois corte a esfera ao meio;

 E diga: Agora temos dois HEMISFÉRIOS ( metade de esfera);


Em seguida, amasse os hemisférios para torná-los plano;

Agora podemos representar a Terra em um PLANISFÉRIO.

Conhecimento apreendido, podemos apresentar a Terra planificada para a criança.


Obs.: Não poupe a criança da nomenclatura correta dos conceitos. Acredite, ela tem plena capacidade de aprender as palavras se forem apresentadas da forma concreta para a abstrata.



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